Avatar

Studio Ghibli


Bom, galera, essa é minha primeira matéria aqui no projeto Draw, vou começar falando sobre um estúdio de animação mundialmente famoso: O Estúdio Ghibli.


O Studio Ghibli é um projeto de animação, fundado por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, em 1985, com um grande sucesso de estréia: Nausicaä do Vale dos Ventos, baseado no mangá. A história do estúdio começa antes dos anos 80, com diversos filmes que ficaram conhecidos como Pré Ghibli.

Hayao Miyazaki é o mais famoso dos sócios do Ghibli, por causa de suas grandes idéias e criatividade para criar mangás, tais como Nausicä do Vale dos Ventos, um grande mangá de edição de luxo, e criatividade para criar filmes misturando o real com o surreal e irreal, afinal, talvez esta seja a finalidade do estúdio Ghibli, pois todos os filmes misturam isso, vou dar uma descrição de alguns dos mais famosos:
Sen to Chihiro no Kamikakushi(A Viagem de Chihiro):  Uma garota chamada Chihiro, de aproximadamente 10 anos de idade, está de mudança, e nesse caminho, seu pai acaba pegando um atalho e se perdendo em um túnel que leva Chihiro e sua família para outro mundo, com deuses e seres estranhos.

Tonari no Totoro(Meu Vizinho Totoro): Duas garotas e seu pai compram uma casa, que aparentemente parece estar assombrada, enquanto sua mãe está doente em um hospital.  Mei, a irmã mais nova, adora brincar na floresta(quintal) de sua casa enquanto sua irmã está na escola, e nessas brincadeiras, ela acaba se encontrando com o espírito guardião da floresta e seus amigos, e assim se tornam companheiros e entram em uma aventura totalmente inimaginável.

Reino dos Gatos: Uma garota muito relaxada nos estudos, enquanto ia para casa, salva um gato de ser atropelado, e ela não imagina que é aí que começa sua aventura. Ela não sabe, mas aquele gato que ela salvou tem um grande significado, e então coisas estranhas começam a acontecer, até que ela vai para outro mundo.

Entre outros que também são muito interessantes: Ponyo, Porco Rosso, Serviço de Entregas da Kiki, A Princesa Mononoke. Esses eu li na forma de livro, um mini spoiler de algumas páginas, pois não encontrei esses para download e nem para comprar. Se der, eu faço um MiniBook sobre alguns filmes para vocês J
Muitas das histórias do Ghibli é baseada em lendas, histórias e até no folclore japonês, como o espírito Tororo(Nome original nos livros) e o filme Ponyo, que apresenta uma semelhança à lenda do homem que salvou a princesa tartaruga e assim viveu 300 anos no mar(Urna Mágica). 

Matéria escrita por Nico Pamyu, finalidade: Draw Project.

Um comentário:

  1. DOIS FILMES QUE ME MARCARAM A VIAGEM DE CHIHIRO E REINO DOS GATOS
    VALEU PELO POST

    ResponderExcluir

RSS