Avatar

História de alguns mangakás

Hello, como muitos leitores de mangá pensam  ao ler um mangá , penso  como Eiichiro Oda (autor de One Pice), pode ter uma imaginação tão extraordinária, que viaja e faz os seus leitores viajarem no mundo da imginação com as sua história de aventura e muita comédia. E por isso pesquisei e trouce a vocês uma matéria falando sobre os grandes autores de 
One Piece, Naruto e Bleach.














ONE PIECE






Eiichiro Oda (em japonês 尾田栄一郎), nascido em 1 de Janeiro de 1975 na cidade de Kumamoto, na província de Kumamoto, é um mangaka,conhecido por ser o  criador da série One Piece. É casado com Chiaki Inaba, que interpretou a personagem Nami durante as performances de palco de One Piece no festival Jump Festa.

Enquanto criança, Oda foi inspirado por vikings e decidiu se tornar um mangaka. Ainda novo, ele enviou um personagem chamado Pandaman para um mangá clássico deYudetamago (Kinnukuman) que não apenas foi utilizado em um capítulo do mangá, mas mais tarde retornou como figurante recorrente nos trabalhos do próprio Oda.


Com 17 anos de idade, ele enviou seu trabalhoWanted! para publicação e ganhou diversos prêmios,incluindo o segundo lugar no cobiçado Prêmio CulturalOsamu Tezuka. Isso propiciou-lhe um emprego na revista Weekly Shonen Jump, onde inicialmente trabalhou como assistente da série de Shinobu Kaitani (Suizan Police Gang), logo em seguida indo trabalhar com Masaya Tokuhiro, auxiliando-o nos títulos Jungle King Tar-chan e Mizu no Tomodachi Kappaman, que lhe deu uma influência inesperada no seu estilo artístico.


Aos 19 anos, ele trabalhou como assistente de mangaka, juntamente a Hiroyuki Takei (criador deShaman King), para Nobuhiro Watsuki (criador de Rurouni Kenshin). Durante esse período, ele desenhou duas histórias de pirataria curtas, chamadas"Romance Dawn", onde se inspirou para criar One Piece. Em 1997, One Piece apareceu pela primeira vez na revista Shonen Jump e rapidamente se tornou um dos mangás mais populares do Japão.
São nítidas algumas homenagens feitas pelo autor a alguns ídolos em seu trabalho. Exemplos disso são nos nomes de personagens como Marshall D. Teach(o nome verdadeiro do rapper americado Eminem é Marshall). Há também outras referências aos seus ídolos não somente quanto à nomes, mas também aparências: o design, por exemplo, dos vilões de One Piece, Enel, Jango e Spandam são, respectivamente, homenagens a Eminem, Michael Jackson e possivelmente a WWE Wrestler Mankind ( ator e lutador de wrestling profissional).

Oda também teve sua participação no anime One Piece onde ele deu voz ao personagem "Odacchi" - apelido pelo qual o próprio Oda é conhecido - num curta temático de futebol que foi ao ar junto ao 3º longa da série.
De acordo com uma entrevista de Oda para a Shonen Jump, seu vilão favorito de One Piece éBuggy, o Palhaço. Ele chegou a brincar que Buggy foi literalmente juntado de qualquer jeito, numa referência ao poder de Akuma no Mi atribuído ao personagem.
Sua maior influência é Akira Toriyama (criador deDragon Ball e Dr. Slump).
Em 2007, Oda desenvolveu para a Shonen Jump, em parceria a Toriyama, uma história curta, composta por apenas um capítulo (one-shot) chamada Cross Epoch, na qual era feito um crossover entre personagens das mais famosas séries de ambos, One Piece e Dragon Ball.





______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________


BLEACH





Noriaki Kubo, nascido em 26 de junho de 1977, teve seu primeiro trabalho divulgado na edição número 34 da Shonen jump, a série que possuía o nome de Zombie Powder não obteve muito sucesso e fo cancelada após o seu 4º volume ter sido publicado.Alguem tempo depois, Kubo Tite (pseudônimo utilizado por Noriaki) criaria sua nova obra chamada Bleach.
A série Bleach foi apresentada a Shonen Jump e foi recusada por ela pois apresentava muitas semelhanças com a série YuYu Hakusho. Após a recusa, Kubo enviou o seu trabalho a diversos escritores independentes, os quais elogiaram a obra e incentivaram que Tite não desistisse.Seu maior ídolo é Akira Toryiama (criador da série Dragon Ball) e foi dele que surgiu o maior incentivo de Kubo Tite, Toryama enviou palavras de incentivo ao colega.Em 2001, a série foi apresentada novamente à Shonen Jump e foi aceita.
A primeira exibição do grande mangá de sucesso de Kubo Tite, Bleach, em seu formato anime, foi em 5 de outubro de 2004 pela TV Tokyo.O título dado a série ainda é um Mistério, muitos dizem que é pelo autor ser fã da banda Nirvana, cujo primeiro álbum lançado se chamava Bleach. Outra possibilidade é pela cor do cabelo do personagem principal, Ichigo Kurosaki, que é laranja.
Em uma mistura ideal de humor, drama e ação, Bleach convida a todos para conhecerem uma realidade diferente...




fonte:animeflag



_________________________________________________________________
_________________________________________________________________


NARUTO










Em tempo de crise existencial , de corrupções , de falsas saídas fáceis e de desilusões , nasce um menino que um dia iria contar a história de sua própria vida , disfarçado de um ninja. Levando mensagens positiva de esperanças , realidade e superação ao mundo. Essa é a história de Masashi Kishimoto.

Masashi Kishimoto nasceu em 8 de novembro de 1974 na prefeitura de Katsuna , no Japão.Ele tem um irmão gêmeo, chamado Seishi Kishimoto . Sendo o Masashi o mais velho , por ter nascido primeiro.
Desde criança Masashi Kishimoto sempre gostou de desenhar e seu sonho sempre foi ser mangaka. Mangaka é o nome para quem cria manga. Manga é um tipo de revista em quadrinho japonês. Não pode ser comparado ao cartoon ou a revistinhas por que o manga tem um estilo próprio. Os traços dos desenhos mais evidentes são os olhos grandes e os cabelos coloridos.O manga você começa a leitura de trás para frente ou seja a primeira página é o final do manga.As histórias do mangas são recheadas de conteúdos relevante como : filosofia, química, cyber world, fé e muitos outros temas.Diferente do que muitos pensam nem todo manga tem como alvo o público infantil, pelo contrário no Japão é muito comum adultos lerem manga. Sendo o manga lido não só no Japão mas no mundo tudo. Aqui no Brasil ainda existe um pensamento estúpido que manga é coisa para criança. É onde entra os fãs e defendem a tese que manga não é coisa para criança.


Masashi Kishimoto também gosta muito de Ramen. Que é um alimento japonês de origem chinesa composto por filamentos longos de massa alimentícia com ervas e legumes temperados com carne de porco ou peixe de água-doce.

Sua influência de anime/manga quando era criança , é o : Doraemon. Ele e todos de sua época admiravam e foram influenciados por tal. Seu irmão Seishi também foi influenciado e por terem estudado na mesma escola e terem a mesma fonte de inspiração , diariamente são acusados de um plagiar o outro. Em relação a isso Masashi Kishimoto defende seu irmão dizendo que tivemos as mesmas origens em relação a manga/anime.


Conta o próprio Masashi Kishimoto que foi uma criança irritante , por ficar consertando os desenhos alheios.

Sua vida profissional como mangaka começou aos 22 anos em 1996 , quando seu manga chamado Karakuri foi publicado pela editora Shueisha.




Porém ao ter outros projetos de manga rejeitado para publicação ficou no período de 1997 – 1999 questionando se estava na profissão certa e entrou em depressão. Perante essa crise existencial , parou de desenhar e passou a pesquisar profundamente sobre o significado do manga.Para a cultura japonesa a existência individual existe para fazer um bem maior a sociedade. Tendo esses conceitos em mente é compreensível que a depressão não era só por rejeição porém pela inutilidade social que ali estava tendo. Após essa longa pesquisa e reflexão em 1999 retornou inspirado , feliz e com um novo manga chamado Naruto. Assim que o Naruto foi lançado foi o mais procurado a ponto de ser considerado insuperável. Porque foi vendido milhões de exemplares em semanas não só no Japão mas como no resto do mundo.




Geralmente manga de sucesso torna-se anime.Anime no Brasil é chamado exclusivamente para animação japonesa , os demais produzidos fora do Japão é chamado de desenho. Já que os animes geralmente os episódios estão conectados do primeiro ao último e já os desenhos são histórias curtas em apenas 1 episódio tem começo, meio e fim e não tem conexão entre os episódios . Para exemplificar vendo Mickey mouse na TV se eu não assistir todos os dias eu entendo a história. Mas se você não assiste a todos episódios de um anime , irá ficar sem entender a história. E por analogia se o manga tem conteúdo em suas histórias no anime também será assim.



Em 2002 o manga foi adaptado para anime com a produção do Studio Pierreot e é exibido na TV Tokyo.


Em 15 de fevereiro de 2007 veio a segunda parte do manga Naruto Shippuuden ou Naruto crônicas do furacão.


No dia 2 de fevereiro Disney curvou-se ao sucesso mundial e comprou o direito de passar Naruto no canal Disney XD nos USA. No Brasil apesar de ter o canal Disney XD no canal pago ,não passa Naruto em sua programação.


No momento 18 de junho de 2010 , Naruto Shippuuden alcançou o episódio 165 , na TV Tokyo, no japão. No Brasil no canal aberto passa na SBT ainda está passando a primeira fase do Naruto .No canal pago passa no Cartoon network porém , este canal não passa na cronologia dos episódios deixando os telespectadores confuso.

Masashi Kishimoto além receber por produzir o Naruto recebe pelos produtos do Naruto , porta cd , porta moedas, bolsas, blusas, DVD, cd, roupas de cosplay e etc.


Mas é quando analisado, estudado o anime/manga Naruto e Naruto Shippuuden que percebemos a autobiografia do Masashi Kishimoto.
Para começar Masashi Kishimoto foi criado no intirior do Japão, então esteve longe da agitação capitalista e isso é visto na vila onde Naruto mora, Konoha. É uma vila calma e harmônica.
A respeito sobre a criação de manga ele diz que:
“Criar um manga não se trata apenas de desenhar, mas também fazer uma boa história e não perdê-la.”Dentro do anime Naruto que conta a história da vida dos ninjas é sempre frisado : “ Ser ninja não é só ter poder , ser ninja é honrar a vila e protegê-la com sua própria vida.”
Quando Masashi Kishimoto escreveu Naruto ao invés de usar palavras mágicas como em outros são usados: garras que retalham a alma, flecha purificadora da alma poke bola ativar.
Ele preferiu que seus personagens fizesses gestos com o corpo. Isso prova a intensa pesquisa que ele fez sobre o verdadeiro significado do manga. Masashi Kishimoto consegue em sua obra passar a filosofia oriental em seu anime, de forma tão sutil e agradável que não fica evidente.
As verdadeiras batalhas dos personagens são de caráter existencial e sociológico. Como por exemplo quando o personagem Gaara diz: “Quero trabalhar duro para que os outros aceitem a minha existência.” e “Ficar de braços cruzados só vai causar mais medo e sofrimento.”Gaara é a representação de tantas pessoas que querem ser aceitas da forma que são. E se bem analisado a crise existencial do Gaara representa o momento que Masashi Kishimoto também passou.

Quando na sociologia estudamos que um homem não é uma ilha temos o personagem Sasuke, para comprovar tal tese. Sasuke sai de Konoha e abandona sua sociedade para ficar mais forte. Embora não faça questão de ter laços com ninguém de fora de Konoha ,vive um tempo com Orochimaru e depois forma seu próprio grupo e mais tarde junta-se ao grupo Akatsuki. Comprovando que um homem não pode viver sozinho. Na vida profissional do Masashi Kishimoto , embora ele faça quase tudo about manga, capa, fundo, história e etc , precisa do editor para compreender e deixar editar sem mudanças radicais.

O personagem Pain ao dizer “Alguém que não conhece a dor não pode entender a verdadeira paz." Masashi Kishimoto só obteve sucesso após várias rejeições. Não é de se estranhar que o pensamento dobre a dor ser necessária para compreender a paz. Com isso o Masashi Kishimoto faz duas reflexões :
1 – Não cheguei ao sucesso de forma fácil
2 – Em um olhar mais filosófico e sociológico aqueles que nunca passaram por dificuldades não valorizam o que tem.
Quando criança Masashi Kishimoto não gostava de estudar vivia, desenhando, no anime/manga Naruto também não era um bom aluno. E assim como Naruto o Masashi Kishimoto ama Ramen. Tratando-se do personagem principal (Naruto) vários aspectos são iguais ao do Masashi Kishimoto , se a história fosse contada sem ser dito se era do Masashi Kishimoto ou do Uzumaki Naruto e ficaria difícil saber de quem estamos falando.
Masashi Kishimoto tem onze anos trabalhando no Naruto e infelizmente para os fãs , a história está chegando ao fim. E o desejo que já está aceso em todos os fãs de anime é que Masashi Kishimoto produza um próximo anime/manga tão bom quanto Naruto. Embora seja senso comum que Naruto é o melhor anime/manga de todos os tempos. É o desejo de ter outro anime/manga que nos toque tão profundamente em nossos corações , mentes e corações como Naruto faz.










4 comentários:

  1. Masashi Kishimoto, meu Ídolo, minha inspiração, um dia irei me tornar um Mangaká que irá superá-lo...

    ResponderExcluir
  2. Se você treinar muito a sua arte, com certeza você poderá supera-lo ^^

    ResponderExcluir
  3. FAZ UM POST SOBRE O AKIRA TORYIAMA-SENSEI, PLEASE

    ResponderExcluir

RSS