Avatar

Canetas de Nanquim


Nanquim é uma tinta inicialmente produzida na China. Ela é a essência da defesa de polvos: eles soltam uma tinta negra, que no mar se transforma numa camada grossa que nem a água nem a luz pode desfazer. Eles soltam para poder fugir de predadores.

A tinta nanquim pode ser usada como tinta aquarela, contorno para quadros e também para arte-finalizar desenhos. Há canetas com refil de nanquim, com diferentes medidas. Elas são essenciais para a finalização do desenho e para a pintura.



Ela é uma tinta permanente e não é afetada pela luz ou pela água, por exemplo na pintura ou em exposição ao sol. 
A melhor marca, para mim, que produz canetas de nanquim é a Faber Castell. Elas tem diversas pontas (0.2mm, 0.5mm, etc.) e são anatômicas, que, quando desenhamos, não cansa a mão.

Dia 2 de Janeiro eu estava desenhando a Perona, do anime One Piece. Eu esbocei com lápis HB e 2B. Para finalizar eu cobri com a minha caneta Nanquim. Ela é ótima para pintar também, mas eu estava testando cores, então eu pintei no lápis mesmo e retoquei no Photoshop (risos).




Eu sou péssimo no photoshop.
Eu usei a caneta nanquim da Faber Castell Ecco Pigment 0.2mm.
Eu tenho uma caneta mais grossa que essa, é muito boa para colorir e fazer sobras :)

Essas são outros modelos de caneta de nanquim. Elas não são tããão confortáveis como as da Faber Castell mas "quebra o galho".



Desenho feito à base de Nanquim. créditos na foto.
As canetas são boas porque, se for pra colorir virtualmente é mais fácil para seleção; são duráveis e resistentes; perfeito para arte-finalizar desenhos; tons de preto e cinza bem fixos, ótimo para sombras, cabelo e luzes.
Os autores e desenhistas esboçam suas páginas e as levam para os que desenham cenários e o desenhista finaliza com a caneta nanquim e as levam para alguma editora.

Achar uma caneta de nanquim não é tão difícil, se ir em alguma loja de importados ou papelaria, com muita sorte você acha elas, se quiser um pacote de determinada cor e tamanho pode achar em lojas virtuais.

Um comentário:

  1. Realmente as canetas nanquim são ótimas para fazer acabamento, eu uso as de ponta 0.2 e 0.5, para traçado e para encobrir grandes áreas escuras, respectivamente.

    ResponderExcluir

RSS